domingo, 13 de novembro de 2011

Arrivederci

Já estou debaixo das cobertas - o outono romano é quase o inverno sulista no Brasil - quando escuto os carros buzinarem pelas ruas. Buzinas pelas ruas de Roma é algo absolutamente normal. Quem morou em Brasília estranha profundamente tal hábito. Inicialmente, penso que se trata de mais uma rusga de trânsito. Mas, o continuar de tal barulho e os gritos de alegria que aumentam, fazem-me pensar que algo está acontecendo.  Fosse no Brasil, em dia de jogo de copa do mundo de futebol, imaginaria que se tratasse de uma vitória da amarelinha. Mas, estou na Itália e não é hora de nenhum jogo importante. Então, algo tem. Em poucos segundos, me dou conta: Berlusconi renunciou. Ligo a televisão e minhas suspeitas se confirmam. Pontos estratégicos estão cheio de pessoas (e de polícia), gritos de meus vizinhos nas janelas, desconhecidos cantam e fazem trenzinho pelas ruas, abrem prosecco (afinal, italiano que se preze abre prosecco para comemorar e não champagne)... e as buzinas continuam. A multidão invade a Praça do Quirinale, antigo palácio papal e atual residência do presidente da república italiana. Uma orquestra toca o "Aleluia"... neste momento, não posso deixar de rir, mesmo diante de tal problema. Dio santo! Preciso me controlar. Isto não é politicamente correto. O assunto é sério. A Europa está em crise e a Grécia também acaba de trocar seu comando. Espero que o velho continente passe bem por mais esta. Oxalá!
 
O Quirinale num dia de calmaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário