quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Asterix e Obelix a favore di Cesare

Muito bonitinha a cidade de Lucca, na Toscana. Fundada pelos lígures, invadida por etruscos, romanos, longobardos e francos, guarda dentro de suas muralhas renascentistas belas vielas e um centro medieval. Um dia, sem muita pressa, é suficiente para conhecer o local, a menos que você tenha algum especial interesse ou tempo sobrando, já que as cidades da Itália invariavelmente são muito agradáveis.
Vale a pena conhecer o local. A Piazza San Micheli com sua igreja merece uma visita, assim como a Piazza del Mercato e a  Torre delle Ore.

Lá vamos nós, esperando encontrar impressionantes obras do Renascimento e um núcleo urbano antigo com instalações medievais.
Alguns passos pela cidade, porém, e nos deparamos com pessoas um tanto quanto estranhas (não que eu seja preconceituosa, aceito bem a diversidade e, afinal,  sou   moradora de uma metrópole): eram super-homens, cachorros personalizados, mãos de tesoura, piratas... (e aí foi impossível não “reparar”). Pensei: “que coisa moderna”.

De repente, parecia que os personagens haviam pulado de um canal de desenhos animados para as vielas de Lucca, talvez por estarem cansados de trabalhar, já que 2011 está se acabando e a rotina de super-heróis e vilões não deve ser fácil... salvar o mundo (ou tentar destruí-lo), cansa.
A cidade histórica, que passou pela influência de tantos povos, estava novamente tomada por diversas tribos. Mas agora, todas juntas. Bem contemporâneo. Eu, entretanto, não estava preparada para trombar com vikings, cavaleiros da távola redonda, e ainda, com Obelix e Cesare numa charla animada no meio da rua.

Peculiar, Lucca. Muito interessante. Pouco vi dos monumentos, já que havia imensas tendas na frente deles. 
Enfim, Lucca merita una visita, mesmo que seja para se encontrar com a Minnie Mouse pela frente.
Ah, em tempo de justificar o porquê de tudo isso, fui em busca de informações e só então entendi que estava acontecendo na cidade um tal de festival internacional de comics... Como sou das antigas, não sei bem o que isto quer dizer. Talvez o Obelix possa explicar...



Nenhum comentário:

Postar um comentário