quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Il Vittoriano

Situado na Piazza Venezia, o Vittoriano é uma dos monumentos mais belos de Roma. Comparado aos tradicionais, é bastante "jovem": foi inaugurado oficialmente em 1911, para celebrar os cinquenta anos da unificação do país. Em estilo neoclássico, é repleto de simbolismos, com suas estátuas, inscrições e dedicatórias. Trata-se de um monumento grandioso, que chama a atenção de quem passa por ali e enche os olhos dos turistas.


Rei Vittorio Emanuelle II
Seu nome se deve ao Rei Vittorio Emanuelle II, o primeiro rei italiano e chamado de "pai da pátria". Há uma bela estátua equestre em sua homenagem, no lado externo.

Precisamos recordar que a unificação da Itália se deu tardiamente, com um movimento conhecido como Risorgimento, do qual o nosso conhecido e amado Giuseppe Garibaldi participou ativamente. Seu interior, aliás, abriga objetos que se referem ao "herói de dois mundos".

O lado externo comporta ainda o "altar da pátria", o qual guarda o corpo de um soldado desconhecido que combateu na Primeira Guerra, escolhido aleatoriamente pela mãe de um jovem que desapareceu na mesma guerra.

A entrada é grátis e indubitavelmente o local merece ser visitado. Recomendo uma subidinha à "Terraza delle Quadrighe"*, situada no alto do edifício, a qual proporciona uma bela vista de Roma. Paga-se para usar o elevador, mas vale a pena... se der, faça uma pausa para tomar um café no bar que fica no meio do caminho, que ninguém é de ferro...


* Se como eu você não sabia o que é uma "quadriga", vou poupar-lhe uma busca no dicionário (sou do tempo em que se usava um dicionário, o Aurélio, para desvendar tais mistérios). Trata-se de uma carruagem ou assemelhada puxada por quatro cavalos. Há duas estátuas destas no alto do edifício, razão pela qual o terraço recebe este nome. 

p.s.: a busca ao dicionário continua válida, provavelmente você vai aprender muito mais do que o significado mais preciso de "quadriga".


Nenhum comentário:

Postar um comentário